
Grandes nomes do setor de videogames, como Microsoft, Nintendo e outras empresas de peso, anunciaram um esforço conjunto para tornar mais fácil a identificação de jogos acessíveis para pessoas com deficiência.
Batizada de Accessible Games Initiative, a nova ação foi apresentada durante a Game Developers Conference, realizada recentemente em São Francisco. O anúncio foi feito pela Entertainment Software Association (ESA) — associação que representa a indústria de jogos eletrônicos — com o apoio de representantes da Electronic Arts, Google, Microsoft, Nintendo of America e Ubisoft.
A proposta central da iniciativa é a criação de etiquetas de acessibilidade, que serão adicionadas aos jogos para indicar se eles possuem funcionalidades pensadas para jogadores com deficiência e, em caso positivo, quais são essas funcionalidades.
Segundo os organizadores, nessa fase inicial, haverá etiquetas específicas para cerca de 24 recursos diferentes, incluindo textos com fonte clara, legendas ampliadas e legíveis, menus com narração, inversão de controles analógicos e a possibilidade de salvar o progresso a qualquer momento.
Cada etiqueta virá acompanhada de uma definição clara voltada aos jogadores e de critérios técnicos para desenvolvedores, garantindo maior transparência e padronização.
A aplicação dessas etiquetas será feita principalmente em lojas digitais, páginas de produtos e catálogos virtuais. No entanto, a implementação será voluntária, e o cronograma dependerá de cada empresa participante.
De acordo com Stanley Pierre-Louis, presidente e CEO da ESA, o impacto social da medida pode ser expressivo:
“Dezenas de milhões de americanos vivem com algum tipo de deficiência e, muitas vezes, encontram obstáculos para aproveitar a diversão e a conexão proporcionadas pelos videogames. Esta iniciativa mostra o quanto podemos avançar quando unimos forças em prol de uma indústria mais inclusiva, onde mais pessoas possam experimentar o poder do jogo.”
As etiquetas foram desenvolvidas com a colaboração ativa de jogadores com deficiência, organizações defensoras da acessibilidade e equipes de desenvolvimento de jogos, reforçando o compromisso da indústria com a inclusão e o diálogo direto com a comunidade.
Os idealizadores da Accessible Games Initiative afirmaram ainda que o sistema de etiquetas deverá evoluir ao longo do tempo, com a adição de novos recursos e atualizações constantes, à medida que a tecnologia e as necessidades dos jogadores avançam.
Embora a iniciativa tenha sido originalmente concebida por Electronic Arts, Google, Microsoft, Nintendo of America, Sony Interactive Entertainment e Ubisoft, outras empresas já decidiram aderir ao movimento. Amazon Games, Riot Games, Square Enix e Warner Bros. Games também confirmaram sua participação no projeto, ampliando ainda mais o alcance da proposta.
A Accessible Games Initiative representa mais um passo em direção a uma indústria de jogos mais empática, consciente e acessível a todos, valorizando a diversidade de experiências e habilidades dos jogadores em todo o mundo.